
A trama mostra a relação (da amizade até a ruptura) entre Freud e Carl Jung, nas duas primeiras décadas do século XX. O ator norte-americano Viggo Mortensen representa Sigmund Freud (dir.; de barba) e o psiquiatra suíço é interpretado pelo alemão Michael Fassbender (dir.; de bigode).
A inglesa Keira Knightley (abaixo) viverá Sabina Spielrein, uma jovem russa - bela mas com graves alterações - que é levada para uma consulta com Jung em Zurique e se envolve amorosamente com o médico. Mais tarde, ela estuda psicanálise e a aplica à educação de crianças na Rússia.

A peça teatral The Talking Cure foi escrita pelo cineasta Christopher Hampton (em janeiro de 2003 foi encenada em Londres) e este ano o autor fez o roteiro para o cinema. Todo o relato se baseia em fatos e pessoas reais, situando-se na Áustria e na Suíça, nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. As locações foram em Viena, Berlim, Zurique e Munique, e o filme tem estreia prevista para 2011.
O filme iria ter o mesmo nome da peça ("A cura pela fala"), mas foi modificado em abril de 2010 para um menos científico e mais comercial: "Um método perigoso". Muito parecido ao filme que fez Hampton famoso (Oscar 1989 à Melhor Adaptação de Roteiro): Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons). O mesmo título teria servido a esta trama de conflitos entre médicos e pacientes.